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A economia das redes sociais

A internet surgiu no Brasil no início dos anos 90, e com o passar dos anos, seu uso foi crescendo bastante tanto no país, quanto no mundo. Ela se tornou um universo paralelo, onde as pessoas podem enviar e receber mensagens, ler notícias, jogar, conversar, além de ter outros diversos usos. Por esses motivos, a web se tornou bastante lucrativa, e tem enchido os olhos de muitos investidores que, observando o sucesso de algumas empresas, começam a criar seus próprios negócios no mundo virtual.

www.facebook.com

Uma empresa que na última década tem se valorizado muito é o Facebook. o TheFacebook, como era chamado no início, foi um projeto do estudante de Ciências da Computação Mark Zukerberg. Ele e seus colegas de quarto na Universidade de Harvard (Dustin Moskovitz, Chris Hughes, e o brasileiro Eduardo Saverin) criaram o que é hoje uma das empresas mais cobiçadas do mundo, que vale muitos bilhões de dólares. A ideologia do Facebook é criar uma "plataforma de pessoas", um "diagrama social" como o próprio Zukerberg se refere, onde o compartilhamento irrestrito de informações e a interação entre as pessoas dominariam a rede social.

Mark Zuckerberg, Eduardo Saverin e Dustin Moskovitz, criadores do Facebook.

O Facebook a princípio foi idealizado como uma rede social apenas para o ambiente universitário. Ele se tornou popular em Harvard e rapidamente o interesse em participar da rede social se expandiu em torno das faculdades americanas. A partir de 11 de setembro de 2006 o serviço se expandiu para todo o mundo e hoje  o Facebook é a rede social mais utilizada e vale aproximadamente US$ 33,7 milhões. Pensar que todo esse projeto começou num alojamento de faculdade em um simples laptop qualquer é algo praticamente inacreditável, porém isso só se tornou real graças a genialidade e a visão do jovem Mark Zuckerberg.

No início de 2005 o Facebook começou a se tornar uma empresa, o que foi um grande desafio para Zuckerberg, que aos 21 anos não tinha a menor ideia de como administrar uma. Apesar de toda a criatividade e de todo o comprometimento, mantinham a mentalidade de jovens universitários. Na época a prioridade principal era a contratação de novos funcionários pois já haviam dinheiro para isso, pois o Facebook tinha acabado de receber 12,7 mihões da empresa Accel Partners, de venture capital (empresas venture capitalisits são as que fazem investimento na fundação de uma empresa nova ou expansão de uma empresa pequena). 

A primeira contratação feita pelo Facebook foi a de Steve Chen, um ex-programador da empresa PayPal. Depois de apenas duas semanas trabalhando, Chen decidiu deixar o emprego para fundar uma nova empresa na área de vídeo. Os a equipe da administração do Facebook tentou dissuadi-lo, dizendo que ele iria se arrepender se continuasse com essa ideia, que já existiam milhares de sites de vídeo, mas Steve Chen foi em frente e criou uma empresa chamada You Tube,que hoje é a líder no ramo de vídeos na internet.
Um ano após a criação da plataforma de vídeos (foi criada em 2005) o You Tube alcançou mais da metade do mercado, por oferecer ao usuário a possobilidade de hospedar qualquer tipo de vídeo. Varios filmes, videoclipes e materiais caseiros são hospedados no site. 
Por ter o interesse de expandir seu mercado publicitário de vídeos pelo AdSense, o You Tube foi comprado pelo Google em outubro de 2006 por US$1,65 bilhão em ações. 

Um mês depois foi eleito pela revista norte-americana Time a melhor invenção do ano, por criar uma rede de hospedagem de vídeos e "criar uma nova forma para milhões de pessoas se entreterem, se educarem e se chocarem de uma maneira como nunca foi vista".

Apesar do sucesso, o You Tube ainda não deu um grande lucro a seus proprietários, segundo uma reportagem feita pelo R7 cujo tema era o aniversário de 5 anos da rede de vídeos. 

Ultimamente investir ou criar uma empresa de mídias sociais tem sido bastante vantajoso, porque nessa últiam década esse tem sido um negócio bastante lucrativo, mas não é apenas pensando no lucro que esse tipode negócio é criado. O objetivo de seus fundadores é criar uma rede de comunicação global, uma plataforma universal de comunicações capaz de modificar a maneira como as pessoas se relacionam entre si. Algo que foi previsto pelo filósofo social Marshall McLuhan, que escreveu o livro "Os meios de comunicação como extensão do homem"

Seguindo esse raciocínio, Mark Zuckerberg escreveu uma nota em que dizia: 'estamos nos aproximando muito depressa da fase final das extensões do homem - a simulação tecnológica da consciência - quando o processo criativo de adquirir conhecimento será coletiva e corporativamente estendido a toda a sociedade'




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