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O que é inflação?



Inflação é quando ocorre um aumento excessivo dos preços dos produtos. Quando a inflação chega a zero é sinal de que houve uma estabilidade dos preços


Inflação de Demanda

Demanda, no meio do marketing, significa a procura que o público tem sobre algum produto. A inflação de demanda ocorre quando há excesso de demanda agregada à produção disponível.

Para combater esse tipo de inflação é necessário que a política reduza essa grande procura pelas mercadorias. 

Inflação de Custos

A inflação de Custos acontece quando o nível da demanda se mantém e os custos começam a subir. Com isso a produção começa a se retrair e  por consequência disso, os preços também disparam.

As causas mais comuns para esse tipo de inflação são: aumentos salariais, que fazem com que o custo unitário de um bem ou serviço aumente; o aumento do custo de matéria-prima, que provoca um super aumento nos custos da produção, fazendo com que o custo final do bem ou serviço aumente; e, por fim, a estrutura de mercado que algumas empresas aumentam seus lucros acima da elevação dos custos de produção.


Índices de Inflação
A inflação possui vários índices entre eles o IGP (Índice Geral de Preços), IPA (Índice de Preços no Atacado), INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), INCC (Índice Nacional do Custo da Construção), CUB (Custo Unitário Básico).


A Inflação no Brasil.  

A inflação já foi o grande drama da economia brasileira. A partir dos anos 1980, vários planos fracassaram na tentativa de contê-la, mas , desde 1994, com a implantação do Plano Real, ela está relativamente sob controle.


Depois de ter atingido mais de 40% ao mês naquele ano, a inflação está há quase três anos abaixo de 1,7% ao mês. Houve aumento em 2002 por causa de uma crise cambial, mas desde então o acumulado do ano encontra-se em queda. 


E como o Brasil controla a inflação? 


Em 1999 foi estabelecido um regime de metas: o governo estipula um índice que deve ser perseguido nos próximos meses. Para atingi-lo, a principal ferramenta usada são os juros altos: ao tornar os financiamentos (como crediário ou cartão de crédito) muito caros, eles diminuem a procura por bens e serviços e freiam a economia. Como conseqüência, os preços sobem menos, o que é explicado pela lei da oferta e procura - quanto menor a procura por um produto ou serviço, menor tende a ficar seu preço, para o comerciante tentar estimular a venda.


FONTES DE CONSULTA:

(baseado em texto do Almanaque Abril Atualidades Vestibular - 1º Semestre 2006)

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